Do desenho académico à experimentação, os nossos cursos baseiam-se na observação do cavalo como meio de exploração visual, com o objetivo de conduzir os artistas à autonomia. O projeto visa igualmente ajudar os alunos a descobrir a riqueza e a diversidade do mundo equino através do desenho e das artes visuais, em suma é um projeto de intercâmbio entre dois mundos artísticos.
Concebido e dirigido por Barbara Ryckewaert, artista plástica, cavaleira e doutoranda, está aberto a todos os que desejem praticar o desenho num ambiente propício ao intercâmbio e em torno de um tema tão rico quanto belo : o cavalo.
Formada em artes plásticas e diplomada pela escola de arte de Angoulême e da Escola das Artes Decorativos de Paris, Barbara dedicou-se inicialmente à criação artística e à realização de vários projectos de mediação artística. A sua experiência pedagógica em França foi realizada junto de diversos públicos (crianças em idade escolar, jovens em formação, amadores, etc.) e o seu trabalho artístico foi exposto em diversos espaços culturais (Paris, Nantes, País Basco, etc.).
Apaixonada pelos cavalos e pela equitação desde a infância, Bárbara dedicou-se então aos cavalos, inicialmente para se formar profissionalmente na educação de cavalos e no ensino da equitação (formação com a organização Cavalgador, 2018). Como resultado, decidiu mudar-se para Portugal em 2020 para tirar partido das suas belas tradições equestres.
Desde 2021, está a fazer um doutoramento em estética e antropologia na Universidade de Paris 8, investigando a relação visual entre cavalos e humanos em Portugal.
Este trabalho, já bastante avançado, permitiu-lhe conceber novas abordagens do cavalo e da história da equitação e relacioná-las de forma inovadora, de modo a partilhar os seus conhecimentos e descobertas com o maior número possível de pessoas.
O objetivo deste projeto é também questionar as abordagens académicas ao mundo da arte e ao mundo vivo, e pensar e experimentar novas vias de diálogo entre as disciplinas artísticas e científicas.

